leafleats/ information sheets

Sandra Vieira Jürgens, Diz que me amas, 2002
A ordem da necessidade e o princípio do risco são sem dúvida os aspectos mais marcantes da obra de Ana Pérez-Quiroga. Isto porque no seu trabalho, ao desmontar peça a peça as experiências pessoais e situações reais e performativas que desencadeia, a artista tem visado estabelecer em cada projecto uma relação de cumplicidade baseada na perspectiva do desafio partilhado: algo que tanto compreende a revelação de subtis transgressões como a recepção liberta de constrições moralistas. Estas características do seu trabalho estavam já enunciadas em Breviário do Quotidiano #1 - Excuse Me Could I Have a Blanket? (1999) e Breviário do Quotidiano #2 (1999), peças onde os diversos objectos triviais reunidos testemunhavam acções de furto empreendidas pela própria artista em diversos contextos; e pautavam também mais recentemente a sua peça Odeio ser gorda, come-me por favor! #2 (2002). Um trabalho onde a frase do título, inscrita nas múltiplas travessas de porcelana que compunham a obra, surgia irredutivelmente aliada à imagem do seu corpo. A reforçar os factores evidenciados acresce ainda esta qualidade biográfica da sua obra e a possibilidade sempre aberta ao estabelecimento de uma contínua interacção entre as motivações da razão singular e as perspectivas mais extensas da vivência universal.

Na presente exposição individual diz que me amas, dedicada ao universo dos afectos e das relações amorosas, é possível suster a presença de uma mais ampla e significativa combinação de direcções referenciais. À semelhança de anteriores trabalhos o registo mais privado permanece, aparecendo reflectido muito particularmente na estrutura labiríntica de pensamentos e alusões pessoais que ornamentam os cerca de quarenta pares de chinelos apresentados em para que me calientes por la noche. Todavia no conjunto da sua abordagem parece ganhar destaque o plano do domínio público e o sentido de uma apropriação objectual alicerçada nos efeitos do espectacular e do publicitário. A título de exemplo podemos referir o néon diz que me amas e a atracção popular amo-te, não te amo, máquina que a troco de moedas e de alguma persistência retribui ao jogador corações de peluche. Sem dúvida são estas formas que, ao exemplificar diferentes estratégias de exercício da atracção, visam mimetizar a própria dinâmica do jogo de sedução e desencadear, também pelo recurso irónico (bem patente em why not sneeze?), uma distanciação crítica face aos clichés da sua expressão ritual.
This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.