Press

Laura Sequeira Falé in Público, Duplo Espaço: o atelier de Ana Pérez-Quiroga, 2017
"Duplo Espaço: o atelier de Ana Pérez-Quiroga
Laura Sequeira Falé gosta de ateliers e mostra-os no blogue Duplo Espaço. Desta vez, visitou a artista Ana Pérez-Quiroga

Combinei encontrar-me com a Ana Pérez-Quiroga (Lisboa, 1960) às 14h, mas estava longe de desconfiar que a minha visita ao seu atelier duraria até à meia-noite, com ida à Galeria Monumental e jantar incluídos. Quando saí da sua casa pensei que não iria saber o que escrever. Nunca tinha estado onze horas a conversar com uma pessoa que nunca tinha conhecido antes, sem sequer ter anotado uma única frase. Este texto é um desafio à minha memória.

Quando entrei no seu primeiro espaço, uma sala pequena e naquele momento atulhada, ainda não sabia que a Ana era uma pessoa muito metódica e organizada. Uma certa obsessão por espaços feitos à sua medida e esteticamente agradáveis apressou a justificação de que aquele local não costumava estar assim. Só tínhamos combinado encontrar-nos naquele sítio porque a Ana tinha trabalhos para arrumar. Com o passar do tempo vim a perceber que o seu atelier não se reduzia a um espaço e que aquele sítio era onde guardava alguns trabalhos e recebia pessoas. O que interessava era a conversa que estávamos a ter enquanto me ia mostrando cada objecto.

Não creio que alguma vez, durante estas horas, tenhamos chegado a um espaço particular de trabalho. A Ana usa a rua, o espaço habitado por toda a gente, os objectos manuseados por todos nós, para construir o seu corpo de trabalho. Não precisa de um espaço especificamente designado para concretizar as suas peças. O seu atelier é a combinação daquilo que vai pensando, da rua, do tempo e das pessoas com quem está, dos passeios e dos sítios onde manda executar as ideias que lhe surgem.

Escrever sobre este atelier é ir descrevendo quase gesto por gesto, conversa por conversa. À medida que o ambiente ia mudando, à medida que a Ana me ia mostrando determinado trabalho ou contando algum episódio da sua vida e eu ia retribuindo com as minhas próprias histórias, fui estando cada vez mais dentro do tom do seu trabalho. "
This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.